O professor formado no curso de licenciatura em matemática da UVA está preparado para o uso de Tecnologia de Informações e Comunicações?

Olá! No vídeo abaixo é possível conferir o relato de uma ex-aluna e atual professora do curso de matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sobre o tema: "O professor formado no curso de licenciatura em matemática da UVA está preparado para o uso de Tecnologia de Informações e Comunicações?"

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA (TDEM)

Meu nome é Francisca, sou da cidade de Moraújo-CE e atualmente estou no oitavo semestre do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Desde criança sempre quis ser professora, digo isso porque brinquei muito com meus primos, onde eles eram os alunos e eu a professora, inclusive nessa brincadeira eu costumava imitar a minha professora gritando "silêncio!". E enquanto aluna, durante as aulas, quando meus colegas não entendiam o conteúdo, eu adorava explicar para eles o que foi passado, é claro que isso ocorria quando eu entendia também.

No entanto, o tempo foi passando e eu não me atentei muito em pensar na área que eu queria seguir como professora. Já no finalzinho do ensino fundamental, mais precisamente oitavo e nono ano, eu tive um professor de português (professor Batista) que transmitia o conteúdo de forma fantástica, nesses dois anos aprendi mais português que em todos os anteriores, inclusive por intermédio desse professor, começou a despertar em mim a vontade de cursar letras, entretanto, vale ressaltar, que mesmo com essa intenção eu sempre gostei de matemática, inclusive, essas eram as duas disciplinas que eu mais apreciava.

Por motivos familiares, fui morar em Tianguá-CE, e lá, definitivamente começou minha admiração pela disciplina de matemática, não que eu havia me decepcionado com o português, o que colaborou com essa minha aproximação foi apenas a facilidade que eu estava adquirindo para utilizar as manipulações matemáticas em situações problemas, quando me dei conta disso, resolvi focar cada vez mais na matemática, enquanto que o português eu passei vê-lo como uma disciplina qualquer.

Ainda cursando o ensino médio, voltei a morar em Moraújo, e cada vez mais alimentando a esperança de cursar matemática. Passei no vestibular, atualmente estou quase concluindo o curso e em nenhum momento me arrependi da escolha que fiz. Atualmente quando estudo concurso e me deparo com questões de português, que inclusive, tenho dificuldade, costumo ficar feliz por não está cursando letras.

No curso de matemática, já aprendi muito, e tenho certeza que ainda há muito conhecimento pra ser adquirido daqui pro final.

Nesse semestre (2018.1), estou cursando a disciplina de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática (TDEM), e acredito que será de extrema importância para minha prática docente, pois através dela, espero aprender a utilizar ferramentas tecnológicas, que possam vir me auxiliar em sala de aula, pois transmitir o conteúdo de forma atrativa será o meu principal objetivo enquanto professora.

Comentários

  1. Parabéns pela postagem, Francisca.
    Só lhe recomendo buscar anexar outros recursos, além de texto, para compor uma postagem, pois ela pode ser ainda mais detalhada e atrativa. Você escreve muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação dos dados coletados no questionário "matemática: um grau alto de rejeição"