Por meio dessa postagem, irei comentar de forma resumida o questionário que eu apliquei. O título escolhido foi "matemática: um grau alto de rejeição", e o público-alvo definido foram alunos que estão cursando atualmente licenciatura em matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O link do questionário foi enviado através do WhatsApp aos entrevistados, para acessá-lo,
clique aqui.
A escolha do tema já citado, se deu por conta de ser um assunto discutido muito no curso de matemática, e eu, na qualidade de futura professora dessa disciplina, achei interessante analisar a opinião dos meus colegas a respeito desse assunto.
O questionário aplicado, contém seis perguntas sobre o tema escolhido e houve dezessete entrevistados. Portanto, irei analisar as respostas obtidas separadamente em cada uma das questões.
1° pergunta: Na sua opinião, porque a maioria dos alunos da educação básica não gostam de matemática?
Nessa questão houve opiniões em comum, no entanto, houve outras bem diversificadas. Como respostas semelhantes, utilizadas pelos entrevistados, podemos destacar o seguinte: a metodologia utilizada pelo o professor, a cultura que já foi implantada na sociedade em relação a matemática já ser considerada por natureza uma disciplina difícil, o professor que muitas vezes aplica a disciplina de forma muito abstrata sem haver nenhuma relação com o cotidiano do aluno. Alguns dos entrevistados afirmaram também que o problema está relacionado em como a matemática foi aplicada nos anos iniciais do ensino fundamental.
Figura 1- Respostas de alguns dos entrevistados, referente a 1° pergunta
Fonte: Google Forms
2° pergunta: Dos itens abaixo assinale o principal causador da rejeição em matemática, de acordo com sua opinião.
- A disciplina de matemática
- O professor
- Os alunos
- A mídia
- A escola
- Os pais
- Outros
Nessa pergunta, a maioria dos entrevistados marcaram o professor como uma das principais opções, como pode ser visto no gráfico abaixo.
Figura 2- Gráfico referente a 2° pergunta
Fonte: Google Forms
3° pergunta: Sugira uma metodologia de ensino que possa ser utilizado pelo professor para amenizar ou acabar com a rejeição que os alunos tem da matemática.
Em relação a 3° pergunta, as respostas mais utilizadas foram, ensino exploratório, resolução de problemas, modelagem, jogos, uso da tecnologia e aulas voltadas para o cotidiano do aluno.
4° pergunta: Os conteúdo matemáticos poderiam se tornar atrativos para os alunos, ao ser relacionado com o seu cotidiano.
Nessa pergunta, 88,2% dos entrevistados marcaram sim, enquanto que 11,8% marcaram talvez e ninguém marcou não.
Figura 3- Gráfico referente a 4° pergunta
Fonte: Google Forms
5° pergunta: "a construção do conhecimento não se limita a um simples repasse e conhecimentos acumulados na mente ou em livros. É preciso conhecer o aluno, tentar descobrir suas intenções e expectativas para construir um conhecimento cativante e promissor ". (TONON, p. 26, 2004). Você concorda que a ideia abordada na citação poderá tornar os conteúdos da matemática cativante e promissor?
Nessa pergunta, 88,2% dos entrevistados marcaram sim, enquanto que 5,9% marcaram talvez e 5,9% marcaram não.
Figura 4- Gráfico referente a 5° pergunta
Fonte: Google Forms
6° pergunta: Na sua opinião a matemática também poderá se tornar atrativa ao ser ensinada com o uso da tecnologia? Justifique sua resposta.
Nessa pergunta a grande maioria respondeu sim, no entanto houve alguns entrevistado que responderam talvez e depende.
A maior parte dos entrevistados que responderam sim, justificaram que a tecnologia se tornará atrativa nas aulas de matemática porque já está presente no cotidiano do aluno, inclusive, um participante da entrevista citou o geogebra como um software adequado para trabalhar com funções, áreas, volumes e dimensões dos sólidos.
Enquanto que aqueles que responderam talvez, justificaram que a realidade da escola, da família e do próprio aluno vai influenciar, como por exemplo, o fato do aluno não está familiarizado com essa ferramenta, ou seja, dela não fazer parte de sua realidade, e a escola não ter condições adequadas de acesso.
Figura 5- Algumas respostas referente a 6° pergunta
Fonte: Google Forms
Para finalizar gostaria de agradecer a todos os alunos do curso de matemática que deram sua opinião a respeito do tema "matemática: um grau alto de rejeição" e ao professor ministrante da disciplina de TDEM por está nos ensinando a utilizar ferramentas que serão muito úteis na nossa vida profissional.
Comentários
Postar um comentário