O professor formado no curso de licenciatura em matemática da UVA está preparado para o uso de Tecnologia de Informações e Comunicações?

Olá! No vídeo abaixo é possível conferir o relato de uma ex-aluna e atual professora do curso de matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sobre o tema: "O professor formado no curso de licenciatura em matemática da UVA está preparado para o uso de Tecnologia de Informações e Comunicações?"

Interpretação dos dados coletados no questionário "matemática: um grau alto de rejeição"

Por meio dessa postagem, irei comentar de forma resumida o questionário que eu apliquei. O título escolhido foi "matemática: um grau alto de rejeição", e o público-alvo definido foram alunos que estão cursando atualmente licenciatura em matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O link do questionário foi enviado através do WhatsApp aos entrevistados, para acessá-lo, clique aqui.

A escolha do tema já citado, se deu por conta de ser um assunto discutido muito no curso de matemática, e eu, na qualidade de futura professora dessa disciplina, achei interessante analisar a opinião dos meus colegas a respeito desse assunto.

O questionário aplicado, contém seis perguntas sobre o tema escolhido e houve dezessete entrevistados. Portanto, irei analisar as respostas obtidas separadamente em cada uma das questões.

1° pergunta: Na sua opinião, porque a maioria dos alunos da educação básica não gostam de matemática?

Nessa questão houve opiniões em comum, no entanto, houve outras bem diversificadas. Como respostas semelhantes, utilizadas pelos entrevistados, podemos destacar o seguinte: a metodologia utilizada pelo o professor, a cultura que já foi implantada na sociedade em relação a matemática já ser considerada por natureza uma disciplina difícil, o professor que muitas vezes aplica a disciplina de forma muito abstrata sem haver nenhuma relação com o cotidiano do aluno. Alguns dos entrevistados afirmaram também que o problema está relacionado em como a matemática foi aplicada nos anos iniciais do ensino fundamental.

Figura 1- Respostas de alguns dos entrevistados, referente a 1° pergunta
Fonte: Google Forms

2° pergunta: Dos itens abaixo assinale o principal causador da rejeição em matemática, de acordo com sua opinião.
  • A disciplina de matemática
  • O professor
  • Os alunos
  • A mídia
  • A escola
  • Os pais
  • Outros
Nessa pergunta, a maioria dos entrevistados marcaram o professor como uma das principais opções, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Figura 2- Gráfico referente a 2° pergunta
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Dos itens abaixo assinale os principais causadores da rejeição em matemática, de acordo com sua opinião. Número de respostas: 17 respostas.
Fonte: Google Forms


3° pergunta: Sugira uma metodologia de ensino que possa ser utilizado pelo professor para amenizar ou acabar com a rejeição que os alunos tem da matemática.

Em relação a 3° pergunta, as respostas mais utilizadas foram, ensino exploratório, resolução de problemas, modelagem, jogos, uso da tecnologia e aulas voltadas para o cotidiano do aluno.

4° pergunta: Os conteúdo matemáticos poderiam se tornar atrativos para os alunos, ao ser relacionado com o seu cotidiano.
  • Sim
  • Não
  • Talvez
Nessa pergunta, 88,2% dos entrevistados marcaram sim, enquanto que 11,8% marcaram talvez e ninguém marcou não.

                                                                Figura 3- Gráfico referente a 4° pergunta
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Os conteúdos matemáticos poderiam se tornar atrativos para os alunos ao ser relacionado com o seu cotidiano?. Número de respostas: 17 respostas.


Fonte: Google Forms


5° pergunta: "a construção do conhecimento não se limita a um simples repasse e conhecimentos acumulados na mente ou em livros. É preciso conhecer o aluno, tentar descobrir suas intenções e expectativas para construir um conhecimento cativante e promissor ". (TONON, p. 26, 2004). Você concorda que a ideia abordada na citação poderá tornar os conteúdos da matemática cativante e promissor?
  • Sim
  • Não
  • Talvez


Nessa pergunta, 88,2% dos entrevistados marcaram sim, enquanto que 5,9% marcaram talvez e 5,9% marcaram não.

Figura 4- Gráfico referente a 5° pergunta
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: " a construção do conhecimento não se limita a um simples repasse e conhecimentos acumulados na mente ou em livros. É preciso conhecer o aluno, tentar descobrir suas intenções e expectativas para construir um conhecimento cativante e promissor ". (TONON, p. 26, 2004). Você concorda que a ideia abordada na citação poderá tornar os conteúdos da matemática cativante e promissor?. Número de respostas: 17 respostas.
Fonte: Google Forms

6° pergunta: Na sua opinião a matemática também poderá se tornar atrativa ao ser ensinada com o uso da tecnologia? Justifique sua resposta.

Nessa pergunta a grande maioria respondeu sim, no entanto houve alguns entrevistado que responderam talvez e depende.

A maior parte dos entrevistados que responderam sim, justificaram que a tecnologia se tornará atrativa nas aulas de matemática porque já está presente no cotidiano do aluno, inclusive, um participante da entrevista citou o geogebra como um software adequado para trabalhar com funções, áreas, volumes e dimensões dos sólidos.

Enquanto que aqueles que responderam talvez, justificaram que a realidade da escola, da família e do próprio aluno vai influenciar, como por exemplo, o fato do aluno não está familiarizado com essa ferramenta, ou seja, dela não fazer parte de sua realidade, e a escola não ter condições adequadas de acesso.

Figura 5- Algumas respostas referente a 6° pergunta
Fonte: Google Forms

Para finalizar gostaria de agradecer a todos os alunos do curso de matemática que deram sua opinião a respeito do tema "matemática: um grau alto de rejeição" e ao professor ministrante da disciplina de TDEM por está nos ensinando a utilizar ferramentas que serão muito úteis na nossa vida profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog