Olá! No vídeo abaixo é possível conferir o relato de uma ex-aluna e atual professora do curso de matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sobre o tema: "O professor formado no curso de licenciatura em matemática da UVA está preparado para o uso de Tecnologia de Informações e Comunicações?"
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
O uso de blogs no ensino de matemática
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Através desse texto irei colocar minha opinião a
respeito da seguinte pergunta: "como o uso de blogs pode ser útil para um
professor de matemática?". Baseada nos artigos lidos e nas pesquisas
feitas na internet, posso concluir que os blogs podem ser muito úteis nas
aulas de matemática, pois a disciplina em questão é vista pela maioria dos
alunos como sendo difícil e confusa, vale destacar, que existem diversos
fatores que podem contribuir para que a matemática seja vista dessa maneira, um
deles seria o professor, a maneira como ele conduz a aula é de extrema
importância para uma transmissão de conhecimento de forma significativa, e que com
certeza, para isso, vai exigir bem mais dele, como por exemplo, uma boa
formação e um maior tempo de planejamento.
De acordo com minha opinião é de extrema importância
que o educador de matemática, com o objetivo de promover uma aula atrativa,
tente relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, e para isso existem
diversas ferramentas que podem ser utilizadas, mas dentro de tantas, sugiro a
tecnologia como uma delas, pois atualmente ela vem cada vez mais se tornando
presente na vida do aluno. A tecnologia abrange diversas ferramentas, como o
blog, por exemplo, que pode ser utilizado como um instrumento educativo.
Através do blog o professor poderá selecionar, após
cada prova o nome de alguns alunos que obtiveram destaque na avaliação e em
seguida publicar, isso poderia incentivar cada vez mais os discentes. Uma outra
maneira seria através de jogos educativos, que com certeza irá promover um
aprendizado dinâmico e divertido. E através do blog pode ser postado também exercícios,
provas online, vídeos gravados pelo próprio professor para auxiliar alunos com
mais dificuldades.
Essas foram algumas utilidades que eu, como
futura professora utilizaria com os meus alunos através do uso do blog, no
entanto, vale ressaltar que não são apenas essas as facilidades que o blog pode
proporcionar para um professor de matemática, pois com certeza existem mais
outras e vai depender muito da criatividade de cada educador.
No vídeo abaixo, é tratado de forma resumida o que foi escrito nesse texto, assista!
Parabéns pela postagem, Francisca! Você escreve muito bem e através do seu texto e vídeo eu pude perceber que você estudou antes de escrevê-lo e gravá-lo. E depois de ver as características positivas espero que você use essa ferramenta com seus alunos. Uma dica para um próximo vídeo é procurar um local mais calmo, pois percebemos alguns ruídos ao fundo. Sucesso!
Por meio dessa postagem, irei comentar de forma resumida o questionário que eu apliquei. O título escolhido foi "matemática: um grau alto de rejeição", e o público-alvo definido foram alunos que estão cursando atualmente licenciatura em matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O link do questionário foi enviado através do WhatsApp aos entrevistados, para acessá-lo, clique aqui . A escolha do tema já citado, se deu por conta de ser um assunto discutido muito no curso de matemática, e eu, na qualidade de futura professora dessa disciplina, achei interessante analisar a opinião dos meus colegas a respeito desse assunto. O questionário aplicado, contém seis perguntas sobre o tema escolhido e houve dezessete entrevistados. Portanto, irei analisar as respostas obtidas separadamente em cada uma das questões. 1° pergunta: Na sua opinião, porque a maioria dos alunos da educação básica não gostam de matemática? Nessa questão houve opiniões em comum, no
Olá! No vídeo abaixo é possível conferir o relato de uma ex-aluna e atual professora do curso de matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sobre o tema: "O professor formado no curso de licenciatura em matemática da UVA está preparado para o uso de Tecnologia de Informações e Comunicações?"
Parabéns pela postagem, Francisca!
ResponderExcluirVocê escreve muito bem e através do seu texto e vídeo eu pude perceber que você estudou antes de escrevê-lo e gravá-lo. E depois de ver as características positivas espero que você use essa ferramenta com seus alunos.
Uma dica para um próximo vídeo é procurar um local mais calmo, pois percebemos alguns ruídos ao fundo.
Sucesso!